Sites Grátis no Comunidades.net
Propriedades do Arroz Integral,Vermelho e Preto
Propriedades do Arroz Integral,Vermelho e Preto

 Arroz integral - Rico em fibras, proteínas, minerais e vitaminas do complexo B e, como dele só é retirada a casca, os nutrientes concentrados na sua película e gérmen conferem mais vantagens à saúde do que o arroz processado.O farelo(esta casquinha grudada no grão do arroz) ajuda a combater a prisão-de-ventre tão comum e prejudicial à maioria das pessoas. 

A película, que reveste os grãos do arroz integral, é rica em hidratos de carbono, óleos, proteínas, vitaminas: A, B1, B2, B6, B12, niacina, ácido nicótico, ácido pantotênico, provitaminas C, E, e minerais em grande quantidade. Quando é retirada a película, a grande maioria destes componentes/nutrientes se perdem.  Isento de glúten e de fácil digestão, o arroz integral mantém a saciedade do indivíduo por mais tempo e auxilia no bom funcionamento intestinal, podendo ser preparado de diversas formas, tal como o arroz processado.Suas principais vantagens incluem: redução do risco de disfunções intestinais, auxílio no metabolismo de glicose nos diabéticos, proteção do sistema nervoso, auxílio nas contrações musculares, dentre outros benefícios.Há três tipos de arroz integral: o cateto, o agulha e o vermelho, que se diferem principalmente quanto à cor e forma, já que as propriedades nutricionais são bem semelhantes.

 Arroz Vermelho- Na sua composição encontra-se a onocolina (estatina natural), substância que pode auxiliar na redução do nível de colesterol, LDL-Colesterol e VLDL-colesterol no sangue, que podem causar infartos e derrames cerebrais. Além da estatina natural, encontrada no extrato do arroz vermelho, é possível achar a estatina sintética em medicamentos, porém esta substância pode causar efeitos colaterais, como fraqueza e dor muscular, o que torna o arroz vermelho uma opção saudável e sem restrições.

 

Além disso, o extrato deste tipo de arroz pode auxiliar na circulação sanguínea, na digestão e nas funções intestinais. Apresenta também três vezes mais ferro e duas vezes mais zinco que o arroz branco. O preparo pode ser feito da mesma maneira que o arroz tradicional, com tempero a gosto. Pode ser encontrado em redes de supermercados.

 

 Arroz preto- Antigamente, ele era consumido pela realeza chinesa, considerado grão sagrado e que só podia ser ingerido pelos que tinham sangue azul.

Uma única colher cheia de arroz preto contém mais fibra e vitamina E do que a maioria dos outros alimentos antioxidantes, como as cerejas. Mas somente o arroz preto tem a substância chamada antocianina que está diretamente ligada a diminuição de doenças cardíacas e surgimento de câncer, além de ajudar na memória e disposição. E o arroz ainda sai na frente porque tem menos quantidade de açúcar que as frutas.